quarta-feira, 22 de maio de 2013

Gastronomia Funcional (ou o casamento entre o sabor e a saúde)


Chef Ana Lúcia Eckert

Você conhece a frase: Somos o que comemos?
Pois bem, ela nunca esteve tão em alta. Vemos a todo momento em redes sociais, jornais, revistas e televisão, que nossa saúde está intimamente relacionada com nossa alimentação. Vida saudável é reflexo de uma boa alimentação.
Como Chef de cozinha, além de gostar de cozinhar, gosto de comer e tenho me preocupado muito com minhas escolhas, pois o tempo passa e os vestígios de uma má alimentação ficam.
Quando conheci a Gastronomia funcional, comecei a fazer novas escolhas alimentares e perceber nitidamente seus benefícios.
A Portaria nº 398 de 30/04/99 da Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde define: “ Alimento funcional é todo aquele alimento ou efeito ingrediente que além das funções nutricionais básicas, quando consumidos na dieta usual, produz metabolismo e/ou fisiológicos e/ou efeitos benéficos à saúde devendo ser seguro para o consumo sem supervisão médica. Ou ainda, pode-se definir alimento funcional, como o produto que contém, além dos nutrientes conhecidos, compostos capazes de causar efeitos benéficos à saúde”.
A Gastronomia Funcional nada mais é que preparar produtos de qualidade, saudáveis e combiná-los às melhores técnicas culinárias.
Podemos ter mais qualidade de vida, cuidando de nossa alimentação, sem é claro deixar de lado o cuidado com o corpo e a mente.
É claro que pratos a base de manteiga, creme de leite, embutidos entre outros, deixam a comida muito mais saborosa, mas é possível comer saudável sem perder o prazer e o sabor.
Os alimentos funcionais ajudam nosso organismo trabalhar melhor, retardam o envelhecimento, reduzem os riscos de doenças cardiovasculares, câncer e controle de obesidade. Podemos nos alimentar agradando os olhos e o paladar.
Em breve, deixarei dicas de ingredientes e preparações da Gastronomia Funcional!

Ana Lúcia Eckert é Chef de Cuisine pelo Centro Europeu, faz curso técnico de nutrição, é especialista em Segurança dos Alimentos, Instrutora de diversos cursos de gastronomia do Senac do Paraná e ultimamente seus olhos têm brilhado por Gastronomia Funcional.