quinta-feira, 16 de maio de 2013

Um ceviche especial para celebrar a chegada do Fim de Semana!

Conhecemos a Bianca Berenguer quando colocamos nossa plataforma de gastronomia no ar (www.boxgourmet.net). Ela ficou interessada em ser militante em nosso objetivo de trazer mais reuniões de amigos para a vida dos nossos leitores, e também nos encantou com uma proposta de aulas práticas de culinária ministradas por ela no Jardim Botânico - RJ (aos cariocas vale muito dar uma olhadinha no programa), muito alinhada com o que acreditamos, de que gastronomia pode ir além de uma incursão do bem e individual por sabores novos. É também: "poder agregar à nossa mesa a degustação de comidinhas que enchem nossos convidados de sorrisos e satisfação." Pronto, tava feita a parceria. :)

Para celebrarmos e começar a curtir as receitinhas da Bianca por aqui, elegemos o Ceviche, esse prato tipicamente peruano que está super in, é uma entradinha fresquinha que combina demais com nosso clima e facílimo de fazer.


Mas não é só isso: Para invocar de vez esse clima latino que promete embalar seu fim de semana, nós do Cozinheiro da Rodada ensinamos em seguida, uma receitinha de Pisco Souer - a caipirinha dos peruanos!

Agora ter um fim de semana inesquecível só depende de você! 


CEVICHE

INGREDIENTES

·         500 gr de peixe fresco (pescada branca, linguado, congro, salmão ou qualquer peixe macio de sua preferência. O mais importante é estar fresco)
·         Cebola roxa fatiada bem fina
·         Suco de limão siciliano e taiti (aproximadamente 4, sendo 2 de cada)
·         Sal a gosto
·         Pimenta biquinho a gosto

MODO DE FAZER

·         Coloque o peixe cortado em tiras finas numa vasilha funda
·         Colocar suco de limão suficiente para cobrir o peixe (como o limão taiti é mais ácido, coloque metade dele e metade do siciliano)
·         Temperar com sal
·         Coloque um punhado de pimenta tanto picada como inteirinha para decorar
·         Deixe de molho por (+ou-) 1 hora e depois coloque a cebola fatiada.
- Dica: Para tirar o ardor da cebola use água gelada.


Obs.: O peixe não pode ser congelado, tem que ser fresquinho.
          A pimenta biquinho não é ardida, é saborosa, portanto pode colocar sem medo.


PISCO SOUR PERUANO

INGREDIENTES

Para fazer o caldo de açúcar:
½ xícara de açúcar
- 3 colheres (sopa). de água
Para a bebida:
225 ml de Pisco (uma espécie de cachaça de uva leve e deliciosa)
- 1 clara de ovo
- 75 ml de suco de limão
- Gelo

MODO DE FAZER
Para preparar a calda de açúcar para o drink:
Pôr ½ xícara de açúcar em uma panela pequena com 3 colheres de água, o suficiente para umedecer o açúcar. Ferva com fogo baixo mexendo com a colher, até que se dissolva todo o açúcar. Tire do fogo e deixe esfriar por alguns minutos.

Para preparar o Pisco Sour:

Adicionar o suco de limão e o Pisco na calda morna e bata fortemente até que todos os ingredientes tenham se misturado bem. Vire a mistura no liquidificador e adicione a quantidade de gelo suficiente até duplicar o volume do líquido .
Bata no liquidificador na velocidade máxima por 30 segundos aproximadamente até desintegrar totalmente o gelo. Adicione uma clara de ovo e bata novamente na velocidade máxima por 1 min. Verter todo em um jarro e servir imediatamente em um copo bonito.
A mistura básica é de 3 partes de Pisco por 1 parte de suco de limão e 1 parte de calda: pode-se usar estas mesmas proporções para multiplicar a receita quantas vezes desejar.

Bianca Berenguer é amante da gastronomia, economista de formação, mas desde 2010 tem um buffet para pequenos eventos, e atualmente ministra também um curso de gastronomia para principiantes no Jardim Botânico/RJ. Mais informações aqui.
Já curtiu nossa página? facebook.com/boxgourmetbr

Comente, sugira!


Nenhum comentário: