terça-feira, 28 de maio de 2013

Prepare-se para a cara de surpresa dos amigos: Risoto de Damasco e Gorgonzola


A parte mais legal de criar a Box Gourmet é viver conhecendo gente boa, que ama gastronomia e que reforça nossa teoria: quem ama cozinhar e/ou comer bem é mais bem humorado e mais feliz nessa vida. A Isabela Vellozo é dessas pessoas interessantes, que ama se aventurar na cozinha, testar novos sabores e reunir os amigos. Enfim, ela é a cara do nosso blog!
Pedimos para Isa compartilhar uma receita fácil, deliciosa de fazer e comer. O tipo de prato que te faz o gourmet da turma sem fazer muito esforço, sabe?
Então, eis que surgiu ela com uma beleza de Risoto de sua própria autoria. Quem ama doce com salgado vai morrer de amores por essa combinação.
Ah, a Isa também é blogueira, é a criadora do Coolzinhando. Vale a pena espiar: textos divertidos, bem humorados e fotos lindas - e receitas, nem precisa comentar, né? Prepare, coma que você vai sentir o mood.
Agora vamos à receita que escrever dá fome, viu!

Risoto de damasco e gorgonzola (4 porções)



Ingredientes:
• 350 g de arroz carnaroli ou arbóreo
• 2,5 litros de caldo de legumes bem quente (ou 2 tabletes diluídos em 2,5 litros de água fervente)
• 4 taças de vinho branco seco
• 200 g de damascos secos
• 120 g de gorgonzola
• 4 colheres de sopa da manteiga
• 1 colher de sopa de óleo (soja, girassol, oliva…)
• 1/2 cebola picada bem miudinha
• sal e pimenta branca a gosto

Modo de preparo:
Enquanto prepara o caldo, corte o damasco em tiras finas, pique a cebola bem miudinha e despedace o gorgonzola.
Numa panela de fundo pesado, derreta 3 colheres de sopa de manteiga com uma colher de sopa de óleo. Quando a manteiga estiver derretida, junte a cebola e refogue rapidamente. Quando a cebola começar a dourar, acrescente o arroz e misture bem.
Acrescente o vinho, mexendo sempre. Quando começar a aparecer o fundo da panela acrescente uma concha de caldo quente e continue mexendo. O arroz vai absorvendo o caldo, e o fundo da panela volta a aparecer. Acrescente todo o caldo, uma concha por vez, mexendo sempre.
Quando acabar de colocar o caldo, o risoto deve estar no ponto “al dente” – cozido, mas não muito mole. Acrescente então o damasco, o gorgonzola e uma colher de manteiga.




E aí? Amou? vai fazer? Já fez? Deu certo?
Conta pra gente!

Não esqueça de ir lá no blog da Isa agradecer a gentileza :)

Nenhum comentário: