terça-feira, 18 de junho de 2013

Receitinha de Café Vienense para atrair o calor humano dos amigos

O Café Vienense, surgiu por um acaso do destino. Viena estava ocupada pelos turcos quando foi cercada por tropas libertadoras. Sem ter como enfrentá-las, os turcos tiveram que abandonar a cidade muito rápido, deixando para trás algumas sacas de um produto desconhecido, confundido inicialmente com forragem para animais. Frans George Kolschitzky percebeu logo o que era: sacas de café de ótima qualidade. Ele conhecia bem os grãos porque viveu no Oriente e gostava do seu sabor. Frans aproveitou as sacas e começou a vender o produto junto com açúcar e creme chantilly. Assim nasceu o tão apreciado Café Vienense. A partir desta receita, foi aberta a primeira coffee house (casa de café) de Viena, que depois se difundiram pelo mundo todo, sendo hoje conhecidas como as famosas cafeterias de Viena.

Então, inspirados pelos famosos sabores descobertos pelo acaso divino, aí vai uma receita perfeita para brindar o início do inverno, época do ano onde as reuniões na casa de amigos com bebidas aconchegantes e comidinhas que perfumam o ambiente - e está no comecinho. Ai, ai...






Moka quente à vienense


Ingredientes:
- 4 pedacinhos/quadradinhos de chocolate meio amargo
- Açúcar a gosto
- 4 colheres de creme de leite
- 4 xícaras de café forte (Para os Assinantes da Box Gourmet de Maio, o Martins Café - em qualquer versão - vai perfeitamente bem nesse receita)
- Chantilly, canela e cacau em pó a gosto
- Raspas de laranja a gosto


Como preparar:

Derreter o chocolate, o açúcar e o creme em fogo brando. Juntar o café e levar ao fogo sem deixar ferver. Colocar em xícaras grandes. Decorar com chantilly (à gosto) e sobre ele colocar canela povilhada, cacau em pó e raspas de laranja.

Já conhece nossa Fan Page? www.facebook.com/boxgourmetbr





Nenhum comentário: