terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

MIL FOLHAS DE FRAMBOESA COM PISTACHE E ROSAS

Confeitaria para Todos

Por André Lenzi - Chef Pâtissier


Ingredientes para o creme de pistache

Ingredientes 
125 ml   Leite integral
70 g      Creme de leite fresco
¼ uni     Fava de baunilha
100 g     Pistache picado
7 g        Amido de milho
15 g      Farinha de trigo
3 uni      Gemas de ovo
40 g      Açúcar

Ingredientes para a massa folhada

Ingredientes 
250 g    Massa folhada
100 g    Açúcar 

Ingredientes para a montagem

Ingredientes 
100 g      Framboesas frescas
1 uni        Rosa vermelha orgânica

Modo de Preparo: creme de pistache

Colocar o leite, o creme e a fava de baunilha, em uma panela, e deixe ferver.Separar as gemas e misturar com o açúcar, farinha e o amido de milho. Após o leite ter fervido jogar sobre as gemas, e retorne ao fogo, e vai misturando até que ele cozinhe. Retirar do fogo e acrescentar o pistache picado.

Modo de preparo: massa folhada

Abrir a massa folhada em espessura uniforme, bem fina. Colocar em uma fôrma e sobre ela colocar mais uma fôrma, para fazer peso. Levar ao forno por aproximadamente 15 minutos a 180 graus. Retirar a fôrma de cima e polvilhar açúcar e deixar no forno até caramelizar o açúcar. 

Modo de preparo: montagem

Cortar retângulos de massa folhada e colocar o creme em saco de confeitar e bicar sobre a massa. Colocar as framboesas e a pétala de rosa, cobrir com um retângulo de massa folhada. Repetir esta operação uma vez mais. Finalizar com uma pétala de rosa.

André Luís Lenzi – chef Internacional, Patissier e consultor iniciou sua carreira com passagens em grandes cozinhas para chegar ao Restaurante Carême Bistrô de Flávia Quaresma em 2005. Depois de alguns anos de experiência na confeitaria do bistrô, e com o cargo de Chef Patissier, vários prêmios foram adquiridos, entre eles o de melhor sobremesa do Rio de Janeiro e depois do Brasil, eleito pela Revista Veja. Hoje possui sua própria boutique de doces gourmet - a Dolce por André Lenzi - localizada em Santa Catarina.


Nenhum comentário: