segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Aos apaixonados por confeitaria

Confeitaria para Todos

Por André Lenzi - Chef Pâtissier


Hoje não vou postar uma receita nem vou dar uma dica de confeitaria. Hoje, eu vim falar um pouco sobre a confeitaria no Brasil do meu ponto de vista.

Será que o Brasil já possui uma ALTA CONFEITARIA?

Ao meu ver, com certeza. Já temos ótimos profissionais brasileiros que se destacam tanto aqui quanto em países com grande destaque mundial nesta arte que encanta, primeiramente, pela beleza, técnicas e por fim pelo incrível sabor de suas produções.

A beleza das produções em confeitaria é nossa primeira percepção quando entramos em uma confeitaria ou pedimos uma sobremesa em um restaurante. Elas são majestosas, pensadas em cada detalhe, como se fossem grandes obras de arte de Picasso. Tudo tem sua técnica e mais ainda sua particularidade dentro de uma sobremesa. Foi pensado exaustivamente pelo confeiteiro para que se encaixasse e não destoasse dos demais. A altura dos arabescos de chocolate ou mesmo do caramelo acetinado, a cremosidade de uma bavarois ou a leveza de uma mousse, o sabor exótico e encantador das nossas frutas. Tudo se encaixa para a perfeição.

As técnicas treinadas repetidamente, onde os erros acontecem quando menos esperamos. Ah! E o sabor? Aquela sensação de quero mais. Isso faz da confeitaria uma das principais partes da gastronomia. Tão importante quanto a cozinha quente.

Já ouvi várias vezes, tanto de chefs brasileiros quanto estrangeiros, que a confeitaria é sim, peça fundamental dentro da gastronomia mundial. Sem grandes confeiteiros não existiriam grandes cozinheiros. Faço disso meu lema.

Mas será que os brasileiros já sabem valorizar uma boa confeitaria¿ Olha, está melhorando, e muito. Mas cabe a nós, profissionais confeiteiros divulgarmos e mostrarmos o que realmente é a ALTA CONFEITARIA. Seja numa produção simples como em uma produção mais elaborada. Nós temos que mostrar que dentro daquela sobremesa ou doce existe TÉCNICAS, EQUILÍBRIO, DEDICAÇÃO e principalmente AMOR. 

Quando as pessoas começarem a perceber isso, a confeitaria brasileira vai evoluir mais rápido ainda. Vamos dar valor aos confeiteiros brasileiros e parar de achar que o que vem de fora é sempre melhor. Temos ótimos profissionais, que podem com certeza colocar o Brasil entre os melhores do mundo dentro da confeitaria.

Confeitaria é arte.

André Luís Lenzi – chef Internacional, Patissier e consultor iniciou sua carreira com passagens em grandes cozinhas para chegar ao Restaurante Carême Bistrô de Flávia Quaresma em 2005. Depois de alguns anos de experiência na confeitaria do bistrô, e com o cargo de Chef Patissier, vários prêmios foram adquiridos, entre eles o de melhor sobremesa do Rio de Janeiro e depois do Brasil, eleito pela Revista Veja. Hoje possui sua própria boutique de doces gourmet - a Dolce por André Lenzi - localizada em Santa Catarina. 

Nenhum comentário: