segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Macarons: Desejos e Mistérios





       Célebre macaron! Farinha de amêndoas, açúcar de confeiteiro e clara de ovo são os ingredientes básicos para este doce com várias texturas que se confundem na boca, nos levam a viajar direto para a Cidade Luz, Paris. 
         A primeira sensação ao colocarmos na boca é sua casquinha crocante que estala, depois vem toda sua maciez em seu recheio que consagram e superam todas as melhores expectativas. É um prazer inconfundível que nos leva a lua em segundos. Bom, mas vocês devem estar se preguntando, que prazer é esse que eu nunca provei? As pessoas que já provaram um bom macaron sabem do que eu estou falando. É um doce com características muito particulares, que convido vocês a provar e tirarem suas próprias conclusões.  
      Mas deixa eu falar um pouco sobre esta minha paixão. Várias histórias contam, mas sem uma origem muito clara, que o macaron surgiu na Itália, mais precisamente na cidade de Veneza, em algum monastério. O nome macaron é derivado do italiano maccherone,  que significa massa. Como tudo, ele também foi levado para fora de sua pátria de origem, e a pessoa responsável por isso foi Catarina de Médici. Ao casar-se com Henrique, Duque de Orleans, levou junto consigo este precioso docinho, para a Corte Francesa.
Os macarons não passavam de “biscoitos”, ainda não tinham recheio como os de hoje. Até que no século XX, o fundador da Pâtisserie Ladurée, Pierre Desfontaines, introduziu um recheio cremoso aos já tão saborosos macarons. Hoje em dia eles variam muito de recheio. Podem ser de frutas, chocolate, café entre outros ingredientes.
Os macarons que estamos acostumados a ver, são os parisienses, com duas metades intercaladas por um recheio. Mas, em algumas regiões da França temos os macarons mais simples de se fazer, mas não menos saborosos, como os de Nancy, Saint Emilion, D’Amiens, e vários outros cada um com a sua característica.
Mas aí surge outra pergunta: onde eu encontro este tal macaron? Bom, esta é uma pergunta ótima, pois poucos lugares conseguem fazer esta iguaria, pela sua delicada maneira de se produzir. O clima do Brasil é muito diferente do Europeu, então vários fatores devem ser levados em consideração, como a umidade, a região, a qualidade dos produtos, entre outras peculiaridades. Há alguns bons lugares, principalmente entre Rio de Janeiro e São Paulo que produzem, mas se a vontade for muita, dá uma passadinha em Paris e se delicie com as muitas confeitarias que produzem esta maravilha...

        André Luís Lenzi – chef Internacional, Patissier e consultor iniciou sua carreira com passagens em grandes cozinhas para chegar ao Restaurante Carême Bistrô de Flávia Quaresma em 2005. Depois de alguns anos de experiência na confeitaria do bistrô, e com o cargo de Chef Patissier, vários prêmios foram adquiridos, entre eles o de melhor sobremesa do Rio de Janeiro e depois do Brasil, eleito pela Revista Veja. Hoje possui sua própria boutique de doces gourmet - a Dolce por André Lenzi - localizada em Santa Catarina. 


Nenhum comentário: