sexta-feira, 30 de agosto de 2013

A Temperatura ideal para cada vinho


Vinho na Veia

Por Daniel Perches

Servir um vinho na sua temperatura ideal não é frescura. Se ele estiver mais quente do que deveria, vai apresentar-se geralmente alcóolico e você poderá achar que ele “tem muito álcool”. Por outro lado, se estiver muito frio, os aromas não serão exalados e você não conseguirá aproveitar bem o vinho.
Segue abaixo um quadro que nos ajuda a saber aproximadamente a melhor temperatura.

Tintos Encorpados   -  19ºC – 20ºC
Tintos mais leves  –  16ºC – 18ºC
Rosados e Brancos Secos encorpados  -  11ºC – 13ºC
Brancos leves e aromáticos, Jerez  -  9ºC – 11ºC
Champagne e Espumantes encorpados  -  7ºC – 9ºC

Mas você pode se perguntar: como eu vou fazer para saber a temperatura ideal? Bem, se você tiver uma adega climatizada, obviamente é fácil. É só definir a temperatura que quer, deixar o vinho lá sempre e só tirar na hora de beber. Mas se esse não é o seu caso, existem outras formas:

Termômetro para vinhos
Existem diversos tipos, desde aqueles que são em forma de bastão, como os de tirar a temperatura do nosso corpo até cintas térmicas que acusam a temperatura em que o vinho está. Você encontra esses gadgets em qualquer loja especializada.

Manta térmica
Funciona como um isolante térmico e pode ser usado tanto para os tintos quanto para os brancos. Você resfria o seu vinho na temperatura que deseja e depois coloca essa manta em volta dele. Ela vai manter por mais tempo a mesma temperatura. Funciona bem, mas não espere que mantenha por horas.

Truques
Você pode ir se acostumando com a temperatura do seu vinho e também definir a que mais te agrada. Como vivemos em um país de temperaturas altas, o melhor é resfriar mais e depois deixar ele voltar à temperatura ambiente. Se você colocar um vinho tinto na geladeira por algumas horas, ele chegará à uma temperatura de aproximadamente 5 graus. Em um dia ameno e dentro de casa, com 30/40 minutos ele chegará aos 18 graus, que é a temperatura ideal para o consumo. Você pode aproveitar e logo que tirar ele da geladeira já tirar também a rolha, assim o vinho respira um pouco e melhora os aromas.


E o mais importante é ir fazendo testes. Para saber qual mais lhe agrada, mantenha um balde com gelo na mesa e vá gelando/desgelando o vinho e provando, assim você poderá aproveitar melhor a sua bebida.


Daniel Perches é publicitário e blogueiro. Tem um programa chamado Desafio ao Vinho e uma feira de vinhos chamada Encontro de Vinhos. Apesar de gostar de animais, ainda não conseguiu tempo para ter um cachorro.

Um comentário:

Rafael disse...

Boa...informações de qualidade.