terça-feira, 28 de janeiro de 2014

10 pensamentos de donos de restaurantes que AFUNDAM o negócio!

Faça Rápido com

Vivian Araujo


 1- O custo para contratar um consultor no começo do projeto é muito alto!

R: Considere um consultor como um investimento, procure as referências do profissional antes de contratá-lo e lembre-se que depois do prejuízo, pode sair muito mais caro para o seu bolso pagar um profissional competente e que te livre do vermelho.

2- É garantia de sucesso abrir restaurante, as pessoas deixam de comprar roupa, mas não deixam de comer.
R: Se você acredita ser um "empresário", JAMAIS diga uma bobagem dessas.
O sucesso de um negócio não está no excesso de necessidade em comer, está na qualidade e custo benefício que você oferece. Ser um restaurante mediano não é suficiente nos dias de hoje, onde temos uma concorrência muito grande.

3-  Ah, o cardápio eu mesmo(a) faço, vou dar umas voltas na região e olhar o cardápio dos lugares que eu frequento e que estão "bombando" e pego uma base...

R: Um cardápio pode levantar ou afundar de vez o seu negócio se for feito de maneira errada.
Procure ajuda de um profissional que entenda de custos, de produção e que faça você entender que não é copiando e "fazendo média da vizinhança" que você irá criar um negócio. É no cardápio que se cria o conceito do seu estabelecimento visando gerar lucro.

4- Vamos começar com preço baixo e vamos aumentar aos poucos, assim iremos conquistar os clientes.

R: Comece e calcule o valor correto de seu cardápio!
Um cardápio com preço errado, pode ser o caminho certo para o fundo do poço desde o começo. Faça a ficha técnica das receitas e calcule o custo de tudo antes de colocar o preço. Veja qual é o melhor valor e se VOCÊ pagaria esse valor!

5- Não preciso de gerente, vou deixar meu melhor garçom responsável do salão e pronto. Desta forma eu vou economizar bastante.

R: A função de um gerente é de extrema importância, seu conhecimento e capacidade é essencial para manter os padrões e organizações de seu negócio.
A promoção de qualquer funcionário pode acontecer, dependendo do esforço, porém, essa substituição de cargo é perigosa. Nem sempre o melhor em uma função pode ser um bom líder e dinâmico para detectar e solucionar problemas.

6- Reunião com os funcionários é bobeira, não tenho tempo, tenho muitos compromissos.

R: Se é apenas o investidor, esta frase pode ser dita, porém, com o volume de voz bem baixo.
É muito importante reuniões semanais com os funcionários de todos os setores para apontar as melhorias. Todos juntos formam uma equipe e quanto mais laços e comunicação houver é melhor.
São eles que estão no dia a dia e por isso é importante este encontro. Não apenas para falar de  eventuais problemas ocorridos, fazer elogios é importante também.



7- Elogiar funcionário é besteira, todos eles ganham bem e não fazem mais do que a obrigação.

R: Embora o funcionário queira mesmo o reconhecimento financeiro, todos estão ali se dedicando e dando o seu melhor. Aqueles que não estiverem cumprindo com o esperado, deveriam ser substituídos. Portanto, é importante o reconhecimento verbal também, a motivação é muito importante. Nesta área os funcionários trabalham sob pressão e mesmo assim amam o que fazem, a motivação nunca é desnecessária.

8- Preciso de uma consultoria mas não posso pagar muito, estou no vermelho já faz muito tempo.

R: Se houvesse contratado este serviço antes, dificilmente chegaria nesta situação. Um profissional deve cobrar aquilo que é o correto, não se faz desconto quando a responsabilidade é grande.
Estando no vermelho o trabalho de um consultor é muito mais delicado, ele vai detectar problemas e mostrar as soluções. Neste caso, seria como se você estivesse reabrindo o seu restaurante. Dois passos, um para zerar o prejuízo e outro para começar a respirar novamente.

9- Vou contratar o mínimo de garçons possíveis e o restante que precisar chamo extra.

R: Se todos seus colaboradores puderem ser registrados é melhor para você. Se um garçom é contratado como extra por excesso de movimento, pode ser uma boa opção. Porém, tenha cuidado, um garçom extra dificilmente entenderá como funciona a logística de sua casa. Como  na maioria dos casos ele se preocupa com o dinheiro, talvez não se dedique como os outros. É preciso treinamento e direcionamento adequado para que ele não cometa erros irreversíveis com um cliente.

10- Não preciso gastar dinheiro com sistema para comandas e com controle de entrada e saída de funcionários, posso fazer tudo à mão.

R: Definitivamente este é o grande erro. O sistema para o salão é de extrema importância, sem ele você não consegue controlar tudo o que foi vendido e comprado em seu restaurante. Com ele, você pode facilitar o trabalho não apenas do salão, mas também, ajudar no melhor funcionamento da cozinha.
Investir em um sistema de qualidade é agilizar o atendimento, controlar custos e facilitar a sua logística. São inúmeras as opções e marcas de sistemas para food service, escolha um que seja fácil de mexer e que tenha um bom suporte de treinamento para seus funcionários.
Agora, o investimento em controle de entrada e saída de funcionários é sem dúvida, tão importante quanto  o outro sistema de operação. É com ele que você controlará as horas extras, tudo fica registrado e você pode evitar possíveis problemas com a fiscalização. 
O que é de direito do funcionário vai ser dele, seja enquanto estiver trabalhando para você ou depois, quando ele sair. 

Apesar da pouca idade, a jovem chef de 25 anos Vivian Araujo acumula uma bagagem profissional considerável. Formada em gastronomia, estagiou com o chef Alex Atala no D.O.M., participou da abertura do Dalva e Dito, trabalhou com Pascal Valero no Le Coq Hardy e com Erick Jacquin. Em 2010, foi a Paris fazer um estágio no estrelado Taillevent. De volta a São Paulo,  começou a realizar  eventos e  prestar consultorias . Vivi atualmente é referência no mundo da internet, a talentosa chef escreve e apresenta um programa culinário chamado Pé na Cozinha no Yahoo Brasil. 

Nenhum comentário: