sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Posso levar meu vinho no restaurante?


VINHO NA VEIA


Imagine a cena: você está se preparando para ir jantar com a sua família e aí lembra que tem um vinho especial guardado para um momento feliz como esse. Depois de verificar que a garrafa está ainda lá (sim, porque você pode já ter bebido e não lembrar) você se pergunta: Posso levar essa garrafa no restaurante?

A resposta é: depende!

Depende do restaurante, depende do vinho, depende do tipo de jantar, enfim, depende de muitos fatores que são importantes serem pensados.

Antes de passarmos à frente, vamos combinar uma coisa: só pense em levar vinhos realmente especiais para os restaurantes, ok? Aquela garrafa que você pagou barato no supermercado e que está atrapalhando no seu armário não vale. Os restaurantes se esforçam para manter boas cartas de vinhos, profissionais especializados e utensílios como taças em perfeito estado e isso merece reconhecimento.

Alguns restaurantes (a maioria, para falar a verdade) cobram uma taxa, que é comumente chamada de "rolha".  É um valor cobrado na sua conta, que serve para cobrir os custos do trabalho dos profissionais e da estrutura que eu acabei de mencionar acima.

O valor da rolha pode variar muito. Eu já vi restaurantes que cobravam 10 reais e também já vi (em São Paulo) alguns cobrando R$ 90 para você entrar com a sua garrafa.

É importante ligar antes, tanto para evitar surpresas desagradáveis para ambas as partes quanto para preparar o restaurante para receber o seu vinho.  Se for branco ou espumante, é melhor que esteja já gelado, senão você vai ficar esperando muito tempo.

É possível também tentar negociar. A maioria dos restaurantes entende quando é uma ocasião especial ou o vinho é muito especial. Converse numa boa com o Maitre (por telefone, antes).

E por fim, uma estratégia que eu sempre uso: quando eu levo o meu vinho, eu sempre peço também um vinho da casa, para prestigiar o trabalho deles. Assim ficam todos felizes, mas isso é claro que precisa ser feito quando você está com mais pessoas na mesa.

Seguindo essas regras, você poderá desfrutar de seu vinho no restaurante sem stress. E sempre com moderação.

Daniel Perches é publicitário e blogueiro. Tem um programa chamado Desafio ao Vinho e uma feira de vinhos chamada Encontro de Vinhos. Já fez vários cursos como o curso básico da ABS, WSET e também o curso de Sommelier da FISAR.

Nenhum comentário: