sábado, 21 de dezembro de 2013

Boas Festas - Coluna Prazeres da Cerveja

PRAZERES DA CERVEJA

Por Rodrigo Addor

O fim de ano está chegando, e junto com ele vem a época de festas. Amigo oculto, festa da empresa, reunião do pessoal do colégio/faculdade, enfim, época de encontrar e reencontrar os amigos e família. Então, que tal curtir as duas festas mais importantes da temporada e, para cada uma, aproveitar a cerveja certa?


Natal:

As cervejas de Natal, como a Delirium Noel, St Bernardus Christmas Ale, Affligem Noel, entre outras, são feitas especialmente para a época. Normalmente seguindo o estilo Belgian Dark Strong Ale, elas são adocicadas, levemente caramelizadas (forte presença do malte) e com alto teor alcoólico. Podem ser adicionadas frutas vermelhas, e aromas condimentados podem estar presentes. 

Estas características combinam muito com os pratos normalmente servidos no natal. O peru de natal que fica horas dentro do forno, sofre com o aquecimento a Reação de Maillard, que (pulando a explicação chata) deixa ele com aquela crosta crocante. Junto com ele vêm aqueles molhos e caldas doces que a vovó faz, que temperam o peru durante sua estadia no forno, caramelizando-o. Para finalizar, cravos e temperos enfeitando (e espetando) a ave.
Olha só que combinação perfeita! O caramelo e tostado do malte harmonizam com a crosta do peru, tostada e caramelizada pela calda, os aromas condimentados da cerveja encaixam com o cravo e outros temperos, e as frutas vermelhas combinam perfeitamente com os molhos frutados. Isso porque ficamos no prato principal. Sobremesas como pudim de leite, rabanada e tortas de frutas também combinam muito bem com o estilo, aí vai na imaginação de cada um.



Reveillon:

Se eu perguntasse com qual bebida brindamos quando o ano vira, certamente a resposta seria espumante. Mas porque não aproveitar cervejas criadas exatamente para oferecer o espetáculo do espumante para datas comemorativas? Cervejas fabricadas pelo método Champenoise, que são extremamente brilhantes, super carbonatadas (fazem aquelas microbolhas típicas dos espumantes, dando a sensação de frizz) e possuem caráter ácido e doce, lembrando facilmente um espumante Brut, são ótimas escolhas para estourar na virada de ano e dar boas vindas a 2014!
Entre as cervejas feitas pelo método, encontramos a famigerada Deus, produzida na Bélgica e carregada até a França para o champenoise. Junto com ela temos as brasileiras Eisenbahn Lust e a Wäls Brut. Todas elas devem ser servidas nas flutes típicas dos espumantes.

Boas festas e um 2014 com muita cerveja!

Rodrigo Addor é economista, Sommelier de Cervejas pelo SENAC/Doemens Akademie, de Munique, e reside atualmente em Berlim, onde fará o curso de Mestre-Cervejeiro na Versuchs-und Lehranstalt für Brauerei. Também foi criador e sócio do clube de assinaturas de cerveja Prova Essa, onde ficou até Janeiro de 2013.

Nenhum comentário: