sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Mitos do Vinho: Quanto mais velho melhor?

VINHO NA VEIA


Você provavelmente já ouviu essa história de que "vinho bom é vinho velho" ou algo parecido, não? Esse é um mito que eu ouço há muito tempo e recebo muitas perguntas deste tipo, principalmente por pessoas que encontraram vinhos velhos guardados nas coisas de pais ou avós que faleceram, por exemplo, e acreditam ter uma fortuna nas mãos.
Feliz ou infelizmente, não é bem assim. Guardar vinhos para que envelheçam e tornem-se melhores (e mais caros) é algo que requer conhecimento e um pouco de dinheiro.
De toda a produção mundial de vinho, somente em torno de 5% é feita com o objetivo de envelhecimento longo (mais de 10 anos). Os 95% que restam são para consumo imediato, e por imediato entenda-se de 1 a 5 anos a contar a partir da safra, que vem sempre escrita no rótulo.
Os grandes vinhos, esses que envelhecem, são produções muito pequenas das vinícolas e são tratados como bebês quando produzidos. Prensas especiais, tratamento das uvas nos vinhedos, barricas de alta qualidade e muita precisão do enólogo na elaboração são apenas alguns dos cuidados que se tem ao fazer esses vinhos.
Se você quer montar uma adega que tenha vinhos antigos, é bom sempre consultar um especialista, que você pode encontrar nas lojas de vinhos ou nas importadoras.
E para não errar, abaixo tem uma pequena tabela para você saber se está comprando a safra certa do seu vinho. E atenção aos brancos e rosés, que são ainda mais delicados e o melhor mesmo é que seja sempre da última safra (a mais próxima do ano que está comprando).

Vinhos brancos e rosés- até 2 anos
Vinhos Tintos - até 5 anos
Vinhos de Sobremesa - de 3 a 5 anos

Mas se você encontrou um vinho que acredita se uma raridade lá nos escondidos de seu bisavô, não hesite. Pergunte a um profissional, pois pode ser que você tenha uma jóia nas mãos.


Daniel Perches é publicitário e blogueiro. Tem um programa chamado Desafio ao Vinho e uma feira de vinhos chamada Encontro de Vinhos. Já fez vários cursos como o curso básico da ABS, WSET e também o curso de Sommelier da FISAR.

Nenhum comentário: