sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Taxa-rolha. O que é e quanto custa?

VINHO NA VEIA

Muitos restaurantes hoje em dia possuem uma boa carta de vinhos e cada vez mais estão investindo no serviço dessa bebida. Isso inclui adegas climatizadas, taças adequadas, formação do Sommelier e garçons, compra dos vinhos, etc.
Tudo isso é muito bom para nós que vamos jantar fora, mas eventualmente você pode ter um vinho especial em sua casa que queira abrir junto com aquele prato que tanto gosta do um determinado lugar.
E é aí que entra a taxa-rolha. É um valor que se paga para poder levar o seu vinho. Os restaurantes alegam que é necessária para pagar os custos com o investimento dos itens que citei acima. Já os consumidores mais ávidos reclamam dos valores cobrados, achando que são abusivos e que poderiam ser reconsiderados.
O valor dessa taxa é de decisão do dono do restaurante, ou seja, pode variar muito. Há desde os restaurantes que não cobram nada, com o intuito de incentivar o consumo, até os que cobram mais de R$ 100,00 para se abrir um vinho que esteja fora da carta. Há ainda os que nem aceitam que se leve.
Independente do valor, o fato é que é de bom tom que você leve um vinho que realmente é especial. Passar no supermercado antes de sair para jantar e comprar um vinho de R$ 18,00 e levar para abrir naquele bistrô francês não vale. Com certeza você pagará mais pela taxa-rolha do que o valor do vinho e ainda vai ganhar a antipatia do Sommelier da casa.
O melhor mesmo é ligar antes, saber se pode levar e consultar valores. Nessa hora dá até para tentar negociar.
Boa degustação.

Daniel Perches é publicitário e blogueiro. Tem um programa chamado Desafio ao Vinho e uma feira de vinhos chamada Encontro de Vinhos. Já fez vários cursos como o curso básico da ABS, WSET e também o curso de Sommelier da FISAR.

Nenhum comentário: