sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Como organizar um "Queijos e Vinhos"


VINHO NA VEIA


Que tal organizar uma noite de Queijos e Vinhos em sua casa para receber os amigos? É um tipo de evento relativamente fácil de fazer e muito divertido, pois o ambiente descontraído facilita a conversa, a interação e o aprendizado de harmonização.
Vamos ver aqui como fazer. As regras são as básicas e depois você dá o seu toque pessoal para deixar a reunião com a sua cara.

Primeiro vamos pensar nos queijos:

O ideal é de 150g a 200g por pessoa já considerando todos os tipos que serão comprados. Se tiver mais homens do que mulheres, pode aumentar para 250g.

Compre tudo na véspera, deixe resfriado e retire todos eles pelo menos 2 horas antes de começar, para que eles fiquem na textura ideal para o consumo. Um queijo muito gelado torna-se duro.

Você pode fazer também algumas pastas de queijo, que são ótimas para as torradas e pães.

Coloque tudo em tábuas e em pedaços inteiros, sem as embalagens. Use facas separadas para cada tipo de queijo, para que os sabores não se misturem.


Agora vamos pensar nos pães:
Procure pães "neutros" e deixe aqueles condimentados ou recheados para outro dia.

Pode comprar 200g de pães por pessoa, fora as torradas, que também podem ser de tamanhos diferentes, sempre lembrando de comprar aquelas pequenas, estilo canapés.

Finalmente, os vinhos:
Se você conhece seus amigos poderá refazer a conta, mas em geral dá pra pensar em uma garrafa para cada 2 pessoas.


É interessante oferecer pelo menos quatro tipos de vinhos: 
-Branco, que pode ser um Chardonnay ou Sauvignon Blanc;
-Tinto leve, como um Pinot Noir ou um Barbera (Italiano);
-Tinto mais encorpado, como um Bordeaux, Cabernet Sauvignon ou Merlot;
-Vinho doce, que pode ser um vinho do Porto.

Aí é que começa a brincadeira. Há diversas regras de harmonização, mas vocês podem ir descobrindo o que gostam, testando cada queijo com cada vinho. Em geral os queijos suaves e médios combinam com os vinhos tinto leves, os queijos brancos fortes combinam com os brancos secos ou meio secos e os fortes e azuis com os vinhos tintos encorpados e os doces.

Viu como é fácil? Agora é só chamar os amigos e começar a diversão.


Daniel Perches é publicitário e blogueiro. Tem um programa chamado Desafio ao Vinho e uma feira de vinhos chamada Encontro de Vinhos. Já fez vários cursos como o curso básico da ABS, WSET e também o curso de Sommelier da FISAR.

Nenhum comentário: