sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Dicas para conservar melhor o seu vinho

VINHO NA VEIA


Existe um comportamento praticamente uniforme nas pessoas que começam a se interessar mais pelos vinhos, que é o de querer ter uma adega em casa. Seja ela climatizada, natural ou simplesmente um móvel que passa a receber seus vinhos, é legal ter algumas garrafas em casa para aquela ocasião especial, ou simplesmente para ter opções no dia-a-dia e não precisar sair correndo comprar uma garrafa enquanto alguém fica cozinhando no final de semana.
Mas alguns cuidados são importantes e vale a pena ficar atento a eles, pois ninguém quer abrir uma garrafa e ver que o vinho está estragado, não é mesmo?

Vamos a alguns pontos:

- Mantenha sempre os vinhos em local fresco e seco, longe da luz
A luz natural é prejudicial ao vinho. Além de esquentar as garrafas, o que vai alterar a composição do vinho, ela favorece a oxidação. Por isso prefira um canto mais fresco da sua casa, que nunca bata sol.

- Guarde as garrafas deitadas
O contato do líquido com a rolha faz com que ela permaneça úmida. Uma rolha seca começa a esfarelar e além de quebrar facilmente na hora de abrir, ela permite a passagem de ar, oxidando o vinho rapidamente.

- Mantenha o lugar limpo
Não se iluda, aquelas garrafas super empoeiradas que você vê em filmes ou em caves das vinícolas estão sendo cuidadas. Deixar poeira acumular em cima das garrafas pode trazer um ambiente propício a fungos, que podem entrar nas rolhas e estragar seus vinhos. Garrafas brilhando também são muito bonitas.

Com essas dicas simples, você tem maior chance de beber seu vinho tranquilamente, sem se preocupar de ter guardado uma coleção de vinagres em casa.

Daniel Perches é publicitário e blogueiro. Tem um programa chamado Desafio ao Vinho e uma feira de vinhos chamada Encontro de Vinhos. Já fez vários cursos como o curso básico da ABS, WSET e também o curso de Sommelier da FISAR.

Nenhum comentário: