sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Entenda o que são os vinhos Supertoscanos

VINHO NA VEIA


Você já viu alguém falar sobre vinhos Supertoscanos? Esses vinhos estão na moda e têm uma história interessante que vale a pena ser conhecida (e melhor ainda se puder ter um vinho desses enquanto lê esse artigo).
A região da Toscana, no coração da Itália, é uma das mais famosas na produção de vinho. É de lá que vem inclusive os Chianti, vinhos leves e frescos que combinam perfeitamente com uma boa massa com molho vermelho.
Nesta região, como em todas as outras, há regulamentações para a produção dos vinhos. É preciso seguir  regras de plantio e de vinificação para poder ter o nome da região impresso no rótulo do vinho (o que de certa forma, atesta qualidade).  E na Toscana, especificamente, as uvas permitidas são poucas e praticamente todas locais, como a Canaiolo, Colorino, Sangiovese. Diferentes, não? Se você ainda não provou um vinho de lá, não perca tempo e busque um para ver como são bons.
Mas há alguns anos, produtores de alta qualidade começaram a querer plantar uvas mais internacionais como a Cabernet Sauvignon, Syrah, etc. Plantar pode, só não pode colocar no vinho. E começou a briga. O Consorcio regulamentador falou que eles até poderiam usar nos vinhos, mas esses seriam classificados como IGT, o que pode ser comparado a grosso modo, a um vinho de mesa, obviamente desqualificando os vinhos.
E os produtores toparam o desafio e fizeram os vinhos, e eles ficaram muito bons. Aliás, até melhores do que muitos feitos só com as uvas locais.
Não tiveram dúvidas e mantiveram seus vinhos rotulados com o tal do IGT (Indicação Geográfica Típica), mas em um bom golpe de marketing, deram o nome de "Supertoscanos", o que poderia ser uma analogia a um vinho "bombado".
A idéia pegou e depois de algumas degustações às cegas por especialistas, os vinhos foram aclamados como realmente muito bons. E hoje eles custam até mais caro do que os tradicionais.
Gostou? Então que tal fazer uma degustação com um vinho Chianti e um Supertoscano para comparar as diferenças? Aí você também escolhe o seu tipo.

Daniel Perches é publicitário e blogueiro. Tem um programa chamado Desafio ao Vinho e uma feira de vinhos chamada Encontro de Vinhos. Já fez vários cursos como o curso básico da ABS, WSET e também o curso de Sommelier da FISAR.


Nenhum comentário: