sábado, 30 de novembro de 2013

Conheça mais sobre o tipo de cerveja pilsner


PRAZERES DA CERVEJA

Por Rodrigo Addor

Que tal falarmos de um estilo que todo mundo conhece, mas nem todos o dão a sua merecida atenção? Sim, o que está em todos os churrascos, aniversários, casamentos e qualquer outra festa em que seja servida bebida alcoólica: Pilsner. 

A cerveja Pilsner teve seu nome retirado da cidade Pilsen (Plzeñ), na região da Bohemia dentro da República Tcheca. Refrescante e com um dourado bonito, chamou a atenção quando foi despejada nos recém lançados copos de vidro transparente, que ressaltava sua beleza (antes as cervejas eram bebidas em copos de metal ou cerâmica).

No meio do século 19 Josef Groll, um cervejeiro da Bavária trabalhando com novas técnicas, usou maltes mais claros que os usuais na época e, com novas técnicas de fermentação, conseguiu uma cerveja mais clara e translúcida, de cor dourada e brilhante. A água sem muitos minerais da região também ajudou para um produto final refrescante, leve e bonito (na época a água era importante, hoje ela pode ser trabalhada artificialmente). 

No final do século 19, quando o estilo estava começando a se popularizar na Europa inteira, chegaram na Alemanha novas tecnologias de refrigeração, acabando com a necessidade de cavernas para estocar a cerveja durante a fermentação e maturação (etapas do processo no qual este estilo precisa ser mantido a aproximadamente 0०C). 

E o que podemos falar da Bamberg Pilsen, a cerveja que veio na última Box gourmet

Uma cerveja que exalta as características do malte, que, mesmo trabalhando em harmonia com o lúpulo e o fermento, se sobressai. É esse malte a mais que vai nos dar os aromas doces que sentimos durante a degustação.
De uma bonita cor dourada e espuma branca e brilhante. Inicialmente podemos sentir um leve aroma de mel e caramelo vindos do cereal maltado. Ao bebermos a cerveja podemos sentir o leve amargor herbal do lúpulo, com um final que deixa a boca seca, pedindo o próximo gole. O retrogosto, aquele que vem depois de beber, é levemente doce, lembrando novamente mel e caramelo. 

Recomendo para a degustação que a cerveja seja servida entre 4 e 6०C em uma tulipa. Nada de capa de gelo ou cerveja semi congelada no freezer!

Normalmente incentivo a harmonização de Pilsen com comidas leves, como saladas bem leves, peixes, frutos do mar e frituras sequinhas, como batata frita. No entanto, por essa característica específica da Bamberg Pilsen, ela combinará muito bem com pratos que levem molhos mais doces, como honey mustard ou algum chutney. Uma picanha que tenha algum molho mais torrado ou caramelizado, ou até uma salada com frutas.

Rodrigo Addor é economista, Sommelier de Cervejas pelo SENAC/Doemens Akademie, de Munique, e reside atualmente em Berlim, onde fará o curso de Mestre-Cervejeiro na Versuchs-und Lehranstalt für Brauerei. Também foi criador e sócio do clube de assinaturas de cerveja Prova Essa, onde ficou até Janeiro de 2013.


Nenhum comentário: