sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Peixe com vinho tinto pode?

VINHO NA VEIA


Quando se fala em harmonização de comida com vinho, encontramos muito mais mitos do que verdades. Um deles é que "peixe tem que ser harmonizado com vinho branco".

Mas como fazer se você adora comer um bom robalo, mas só tem uma garrafa de Cabernet Sauvignon em casa? Ou se, mesmo tendo uma boa garrafa de Chardonnay, prefere beber o seu vinho tinto?

Para deixá-lo mais tranquilo, vamos adiantar a resposta: pode sim! É possível harmonizar (e bem) peixes com vinhos tintos.  E não tem nenhuma mágica e também não são necessários anos de estudo para entender.

Para essa harmonização (e todas, na verdade), o importante é saber qual é o vinho que melhor combina com o ingrediente predominante. E para fazer o seu peixe combinar com o seu vinho tinto, o que você precisa fazer é ter um bom molho que tenha um pouco de gordura, de acidez e adstringência, como por exemplo um molho de tomate.

O molho vai aportar sabores fortes que poderão combinar, por exemplo, com um Merlot mais leve. Se você acrescentar um pouco de pimenta é possível combinar até com um Cabernet Sauvignon.

Fácil, não? E aproveitando a dica, fique atento, porque se você resolver fazer um peixe assado com batatas e abrir um bom Malbec, o risco de você ficar com um gosto metalizado na boca é bem grande. Mas ainda assim, o que vale sempre é o gosto pessoal.

E para não esquecer, aí vai uma colinha para guardar algumas harmonizações com molhos comuns.

Molho Tipo de vinho                   Exemplo
Queijo Branco forte                  Chardonnay
Funghi Tinto médio                          Vinho português do Alentejo
Tomate Tinto com boa acidez Cabernet Sauvignon jovem

Gostou? Em breve voltamos com mais harmonizações.


Daniel Perches é publicitário e blogueiro. Tem um programa chamado Desafio ao Vinho e uma feira de vinhos chamada Encontro de Vinhos. Já fez vários cursos como o curso básico da ABS, WSET e também o curso de Sommelier da FISAR.



Nenhum comentário: