quinta-feira, 5 de setembro de 2013

A melhor pizza do mundo fica na....... França!


VIAGENS CULINÁRIAS
Por Bianca Berenguer 

            Pizza é um dos meus pratos prediletos e posso dizer que sou especialmente crítica e achar uma boa pizza não é fácil. A melhor da minha vida então....
Eu estava fazendo um curso na escola do Alain Ducasse em Paris e um dos chefs de lá começou a indicar aqueles restaurantes únicos na cidade. As dicas dos chefs são imperdíveis, mas no meio de vários bistrôs e restaurantes franceses que ele estava mencionando, me chamou a atenção o lugar que ele disse ter a melhor pizza de Paris.
            No mesmo dia a noite procurei o endereço e descobri que era pertinho do apartamento que eu estava. Numa ruazinha perto da estação Étienne Marcel chamada rue de Tiquetonne. Passando em frente você não dá nada pela portinha de madeira e um salão micro com poucas mesas. Mas se parar pra observar o movimento de pessoas indo lá buscar caixas e mais caixas de pizza pra levar, já imagina que algo de especial tem. É abrir a porta e parece que você está na Itália! Todos falam italiano, dos garçons ao pizzaiolo, ali dentro não tem francês!
            Não sei se todos sabem, mas as pizzas italianas são de um sabor único, não tem aquela pizza portuguesa com tudo misturado que nem comemos aqui. Você pede uma pizza marguerita, ou funghi e aí de você se pedir pra acrescentar mais coisa pra montar um sabor cheio de ingrediente! Eu, como boa brasileira acostumada com essa mistura escolhi a pizza quattro stagioni, de 4 sabores, mas que são separados, como 4 pizzas em uma! Pedi também o vinho da casa, bom e barato, adorei!
            Chegou a pizza, só o cheiro já me fazia imaginar o sabor... Mas ao comer, sem dúvida a melhor de todos os tempos. Da massa, ao molho de tomate, o queijo e os recheios, uma combinação perfeita de sabores, daqueles que ficam na memória e te marcam!
            Ahhh e a sobremesa, também imperdível: são casquinhas de pizza fritas com canela e açúcar, regadas com morangos e nutella. De comer rezando! Esse já reproduzi em casa e vou ensinar em breve nas aulas!


            Quem for pra Paris, não perca por lá o melhor da Itália!
http://www.pizzeriaoscia.fr/

Bianca Berenguer é chef, amante da gastronomia, economista de formação, mas desde 2010 tem um buffet para pequenos eventos, e atualmente ministra também um curso de gastronomia para principiantes (jantares-aulas) no Jardim Botânico/RJ. Mais informações aqui.

Nenhum comentário: