sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Aprendendo a reconhecer aromas dos vinhos


VINHO NA VEIA

Você já deve ter visto alguém metendo o nariz dentro da taça e ficando lá por alguns segundos, muitas vezes com cara até fechada e depois de alguns segundos ele sai de dentro do copo e com toda aquela alegria diz: "Descobri! É anis!".
É, isso não é difícil de acontecer. Os vinhos têm propriedades aromáticas muito interessantes e é possível sim encontrar diversos aromas diferentes em cada vinho. E essa complexidade é um dos charmes dessa bebida. Não só cada tipo de vinho é único, mas cada vinho de cada produtor e poderíamos dizer quase até que cada garrafa seja única. É claro que os aromas são parecidos e é possível encontrar o mesmo tipo de aroma em vários vinhos, mas ainda assim essa singularidade impressiona.
Se você está querendo começar a descobrir os aromas dos vinhos, você pode fazer um curso (busque os voltados aos iniciantes. Não pule etapas pois você vai precisar delas depois) ou pode também ir treinando em casa, sozinho mesmo.
Uma boa opção é a feira. Se você for fazer suas compras lá, você pode escolher algumas frutas, levar para casa e cheirá-las. Isso mesmo, assim você poderá treinar seu olfato e começar a reconhecer mais facilmente os aromas. Comece com as mais fáceis como as laranjas, mexericas, limão, melão, melancia. Depois parta para as mais complexas como o Kiwi, lichia.
Se você tiver um vinho aberto no dia, melhor ainda. Cheire a fruta e depois tente identificar esse aroma no vinho. Garanto que será uma diversão e quando você começar a descobrir os aromas, ficará encantado.
Mas não exagere. Vinho é para ser cheirado sim, mas não precisa ficar alí 5 minutos, deixando todo mundo esperando para poder beber. Se não encontrou, vá bebendo e curtindo, afinal de contas, esse é o principal objetivo.

Daniel Perches é publicitário e blogueiro. Tem um programa chamado Desafio ao Vinho e uma feira de vinhos chamada Encontro de Vinhos. Já fez vários cursos como o curso básico da ABS, WSET e também o curso de Sommelier da FISAR.

Nenhum comentário: