segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Cacau do Brasil

Confeitaria para Todos

Por André Lenzi - Chef Pâtissier





É com grande entusiasmo que venho escrever este artigo sobre um dos produtos que mais gosto dentro da gastronomia brasileira e mundial, o cacau.

Fruto que nasce em países tropicais como México, Gahna, Madagascar, Brasil entre outros. Dele se produz o tão famoso chocolate apreciado no mundo inteiro por milhões de pessoas. Mas vocês sabem que deste fruto de cores vivas saem outras utilizações?

Pois é, dele pode-se fazer suco, manteiga de cacau, nibs (que são pequenos pedacinhos de cacau já torrado e moído de sabor intenso que servem para compor um prato doce ou salgado), mel do cacau, entre tantos outros que a maioria desconhece.

No mês de julho de 2012, em Salvador no Salon Du Chocolat, tive a oportunidade de conhecer um dos maiores conhecedores de cacau do mundo, e ele é brasileiro. João Tavares é dono de uma fazenda de cacau em Ilhéus na Bahia, que se chama Leolinda. Produz um dos melhores frutos desta espécie no mundo, ganhando vários prêmios internacionais.

Pessoa gentil e simpática, teve a paciência de me contar um pouco do seu trabalho, que realmente é admirável, como também me convidar para fazer uma visita a sua fazenda.
Ele conta que o cacau no Brasil está numa evolução incrível e que vários produtores estão fazendo um trabalho cada vez melhor. Sua fazenda produz uma grande variedade de cacau que fica plantado sob a Mata Atlântica.

E nós já produzimos chocolate de qualidade também. Pois é, a Nugali em Pomerode – SC. faz, na minha opinião, um chocolate excelente, fácil de trabalhar e com uma aparência incrível. Sem falar também da chef Samantha Aquim, que hoje faz um chocolate totalmente diferente do que é encontrado no mundo, deixando os grandes países produtores de chocolate de queixo caído.

É isso minha gente, vamos valorizar o que é nosso e nos informar sobre o que produzimos. Tenho certeza, que em relação a chocolate, estamos no caminho certo. Produzindo com dedicação, amor e principalmente com estudo chegamos lá.

Viva o Cacau!!!! Viva o chocolate!!!!

André Luís Lenzi – chef Internacional, Patissier e consultor iniciou sua carreira com passagens em grandes cozinhas para chegar ao Restaurante Carême Bistrô de Flávia Quaresma em 2005. Depois de alguns anos de experiência na confeitaria do bistrô, e com o cargo de Chef Patissier, vários prêmios foram adquiridos, entre eles o de melhor sobremesa do Rio de Janeiro e depois do Brasil, eleito pela Revista Veja. Hoje possui sua própria boutique de doces gourmet - a Dolce por André Lenzi - localizada em Santa Catarina.

Um comentário:

Amanda Fernandes disse...

Adorei o post André. É incrível como temos tanta qualidade no nosso país que são desvalorizadas. Como o cacau e o café.
Viva o cacau. Viva o Brasil.