sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Camarão: vinho tinto ou branco?


VINHO NA VEIA


O camarão é um prato amado pelos brasileiros. Alimento considerado até nobre (principalmente pelo seu custo), para a nossa sorte é abundante na costa brasileira e em Natal não é diferente. Por conta disso e da diversidade de tamanhos e espécies, é possível encontrar uma infinidade de pratos à base de camarão. É na moranga, com catupiry, na massa com outros frutos do mar, paella, arroz com camarão, risoto de camarão, e por aí vai.
Mas com essa quantidade enorme de pratos, vem também a dúvida: com qual vinho eu posso harmonizar o meu camarão? E a resposta é, como sempre: depende de como você vai prepará-lo.
Para ajudar e descomplicar, vamos dar dicas genéricas e você adapta de acordo com a sua receita.

Para pratos que tenham o camarão como ingrediente principal e que ele seja grelhado, frito ou até assado, mas sem molho, você pode ter como acompanhante um espumante ou um vinho branco com bastante acidez, como um Sauvignon Blanc ou até mesmo um vinho feito com a uva Torrontés (que em geral encontramos vindos da Argentina).

Se o seu prato tiver um molho de queijos, o ideal é que você tenha um vinho branco mais encorpado, como um Chardonnay, por exemplo. Se você souber se ele passa por barrica, prefira esse. A untuosidade do prato vai pedir um vinho também mais untuoso.

Se o seu prato tiver ingredientes como tomates, pimentões, cebola em abundância, etc., esses ingredientes, por mais que o seu camarão seja grande ou em grande quantidade, vão "brigar" pelo sabor. E para isso, você pode ter um vinho tinto leve, como um Pinot Noir, por exemplo. É possível encontrar bons Pinot Noir do Chile e Argentina, sem precisar recorrer aos da Borgonha, que são mais caros.

E se você for fazer um prato onde o camarão é só coadjuvante, ou seja, uma moqueca que vá peixe, lulas e camarões por exemplo, pense sempre que você deve encontrar qual é o ingrediente que prevalece no sabor. Aí você combina o seu vinho com ele.

Agora é só escolher o vinho e depois partir para o preparo do camarão. E bom apetite.

Daniel Perches é publicitário e blogueiro. Tem um programa chamado Desafio ao Vinho e uma feira de vinhos chamada Encontro de Vinhos. Já fez vários cursos como o curso básico da ABS, WSET e também o curso de Sommelier da FISAR.

Um comentário:

Jandira Albuquerque disse...

O tinto chileno é maravilhoso para acompanhar um bom camarão! Sensacional!