quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Lombo de porco com damasco


No Capricho!

 Amanda Fernandes


Essa semana resolvi fazer para vocês uma receita maravilhosa de lombo de porco com damasco. O damasco é uma fruta excepcional e da mesma família dos pêssegos. Aqui no Brasil encontramos a fruta seca. O que é muito legal, pois ela tem uma concentração maior de fibras, ferro, licopeno e vitaminas A, B2, C e E. Ajuda na fortificação do sistema imunológico e é anti-oxidante. Tudo de bom.

Então vamos aproveitar a receita

Marinada:
1 talo de salsão
1 cebola picada
1 cenoura picada
2 xícaras de caldo de legumes

Lombo:
1 pedaço de lombo de porco de 400 g
sal e pimenta a gosto
100 g de damasco picado
2 colheres de sopa de manteiga
1 colher de sopa de azeite

Molho:
3 colheres de sopa de creme de ricota
flor do sal com manjericão companhia das ervas

Modo de preparo
1. Tempere o lombo com sal e pimenta. Misture todos os ingredientes da marinada. Coloque o lombo no líquido e deixe marinar por pelo menos 4 horas.
2. Em uma frigideira derreta a manteiga com o azeite e junte os damascos. Cozinhe por 5 minutos. Desligue e reserve.
3. Retire o lombo da marinada, coloque em uma forma e cubra com papel alumínio. Leve ao forno pré aquecido a 180 graus por 30 minutos. Retire o papel, pincele com a manteiga os damascos e volte ao forno por mais 30 minutos.
4. Espere esfriar um pouco e corte em cubos médios. Misture aos damascos e volte ao forno por mais 10 minutos.

Molho
Retire o lombo da forma e coloque a ricota nela. Misture bem para que a ricota pegue todo sabor que ficou do assado. Sirva com uma pitada de flor do sal com manjericão.



Amanda Fernandes, 29 anos. Blogueira e apaixonada por gastronomia. Larguei uma vida estável de 10 anos como funcionária pública e resolvi me aventurar na vida da internet com o blog Marola com Carambola

Nenhum comentário: