sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Carne de Sol combina com vinho ou com cerveja?


VINHO NA VEIA


Nossa culinária é muito rica e encontramos pratos típicos por aqui que obviamente são reproduzidos em outros lugares. E há também pratos que nem sabemos ao certo de onde vem, mas que são sempre muito apreciados, como é o caso da Carne de Sol.
Por ser curada com sal, ela ganha um aspecto mais escuro do que a carne fresca e também um potencial maior de guarda. Aliás, essa era a idéia de quem criou a carne de sol: guardar por mais tempo.
E justamente por esse sabor salgado (que por mais que você tire o sal, como faz com o bacalhau salgado), não vai conseguir deixá-la com o sabor original. Mas é aí que está a graça de se comer carne de sol, não é mesmo?
As possibilidades de combinação com esse prato são inúmeras: é possível comê-la com catupiry, com abóbora [verificar se usam esse nome no nordeste], com arroz e até com frutos do mar dá para fazer algo. Independente do prato que é feito, uma característica sempre prevalece: o sabor salgado.
E pratos salgados não são os mais fáceis de serem harmonizados. É preciso uma bebida que acompanhe e aguente o sal. Em geral os vinhos tintos, por conta de seus taninos, podem acabar dando um sabor um pouco "metalizado", o que convenhamos, não é dos melhores. Mas então o que combinar?
Se você estiver querendo seguir na linha dos vinhos, que tal um bom espumante brut? A acidez dele e a ausência de taninos pode não só combinar com a carne de sol como também ajudar a ter um sabor ainda melhor.
Mas se você não for muito fã de espumante, uma boa cerveja pode ser companheira para esse momento. E pode ser daquelas "comuns" mesmo, pois estando bem gelada e por conta de sua composição, você notará que após comer e beber, a cerveja vai limpar o salgado da boca.
E por fim, para os mais fortes, uma boa caipirinha também vai ser parceira, mas essa principalmente, é bom ir com calma. Sendo com cachaça ou vodka, esses destilados têm alto teor alcóolico. Por isso a nossa frase "beba com moderação" é mais do que necessária.
Independente da bebida que escolher, tenha uma boa refeição!

Daniel Perches é publicitário e blogueiro. Tem um programa chamado Desafio ao Vinho e uma feira de vinhos chamada Encontro de Vinhos. Já fez vários cursos como o curso básico da ABS, WSET e também o curso de Sommelier da FISAR.

Nenhum comentário: