sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Como identificar se um espumante é doce ou seco?

VINHO NA VEIA


Se você gosta de espumante, seja para comemorar uma conquista, em uma festa ou simplesmente para apreciar, já deve ter se deparado com essa dúvida. É comum encontrar palavras como "Brut", "Extra-Brut", "Demi-Sec" e outras nos rótulos, mas praticamente nunca encontramos a identificação da doçura do espumante.
Então para facilitar as coisas, vamos a um guia rápido para tirar suas dúvidas e ajudá-lo a escolher o melhor espumante para cada ocasião e gosto.

Brut
É o espumante seco. Ele pode ter uma pequena variação de doçura, dependendo de quais uvas são usadas, mas é sempre seco.

Extra-Brut
É mais seco que o Brut. Esse é daqueles que a gente sente bem a acidez. Pode ser servido de entrada, mas pode também ser usado em um almoço com uma comida mais gordurosa.

Nature
É um espumante seco, que não tem nada de açúcar.

Demi-Sec
Apesar de ter o "Sec" no nome, não é seco. É doce. Serve bem para acompanhar sobremesas.

Dulce
Esse é o mais fácil de identificar. É doce mesmo, e bem doce. Esse é para quem realmente gosta de ficar com aquele sabor mais melado na boca depois de beber.

Melhorou? Agora você já pode ir comprar o seu espumante sabendo o que vai trazer para casa e não vai ter surpresas que só descobrirá ao sacar a rolha.


Daniel Perches é publicitário e blogueiro. Tem um programa chamado Desafio ao Vinho e uma feira de vinhos chamada Encontro de Vinhos. Já fez vários cursos como o curso básico da ABS, WSET e também o curso de Sommelier da FISAR.

Nenhum comentário: