quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Delícias Africanas


VIAGENS CULINÁRIAS
Por Bianca Berenguer 

            A dica de hoje de europeia só tem a origem: portuguesa! Mas está na África! Nosso irmão de colonização, Moçambique também guardou muito da culinária portuguesa, não é pra menos, o país ainda era colônia portuguesa até a década de 70.
            Somente lá comi camarões do tamanho de lagostas e lagostas do maior tamanho que já vi!
            A capital do país, Maputo, tem um dos restaurantes que pra mim foi inesquecível: Taverna. Um restaurante português na avenida principal da cidade alta, Av Julius Nyerere.
            Antes de ir uma amiga me deu a dica: come o polvo a lagareiro do português! Só o polvo não deu... quis provar todo o cardápio!
            Chegando lá, o próprio dono vem te atender e dar sugestões. O lugar parece de fato uma taverna e a decoração é linda, com direito a presuntos pata negra pendurados. As entradas já te deixam de barriga cheia, queijo serra da estrela, presunto pata negra, azeitonas, pães quentinhos... Vontade de não parar de comer, mas deixa espaço na barriga que tem muito mais!
            A carta de vinhos é excelente e tem bons preços e vinhos de todos os países. Dos pratos principais, o polvo a lagareiro é de fato divino, o bacalhau espetacular, mas o que me encantou foi a lagosta a piri piri (uma pimenta africana). De comer rezando até o ultimo pedacinho de lagosta, um dos melhores pratos da minha vida! Claro que tive que chamar o portuga e pedir toda a explicação de como fazia o prato!
            Last but not least, a mousse de chocolate deles é maravilhosa!!!!



 


Restaurante Taverna Av.julius nyerere n.967, Maputo, Moçambique


Bianca Berenguer é chef, amante da gastronomia, economista de formação, mas desde 2010 tem um buffet para pequenos eventos, e atualmente ministra também um curso de gastronomia para principiantes (jantares-aulas) no Jardim Botânico/RJ. Mais informações aqui.

Nenhum comentário: