sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Decantar o vinho é mesmo necessário?

VINHO NA VEIA


Se você gosta de vinho e já se aprofundou um pouco no tema, já deve ter ouvido, e visto, muita gente falando sobre decantar, ou não, o vinho.
Decantar nada mais é do que passar o vinho da garrafa para um recipiente, em geral um decanter, para separar os resíduos que ficam no fundo do líquido. Outra função importante da decantação é a aeração. Quando o vinho entra em contato com o ar, ele começa a evoluir mais rápido, liberando mais aromas.
É sim uma atividade importante, mas não é preciso entrar em pânico se não tiver um decanter em casa, pois você não terá um vinho prejudicado se ele não passar por esse processo.
Então afinal, qual vinho deve ser decantado/aerado?
A princípio, os vinhos tintos mais antigos são os mais beneficiados com esse processo, mas estamos falando de grandes vinhos. Aquele vinho de garrafão que seu avô guardou por 30 anos não vai mudar nada se passar horas lá descansando no seu novo decanter.
Não que não deva decantar brancos, rosés ou até espumantes, mas esses sim, só alguns, muito especiais, é que vão ter alguma evolução neste processo.
Mas se mesmo assim você quer usar o seu utensílio, que tal colocar aquele vinho super potente ou até alcoólico para decantar um pouco? Esse processo vai ajudar a sair um pouco o álcool excessivo e torná-lo mais fácil de ser bebido.
E se você não sabe como fazer, é simples: despeje toda a garrafa dentro do decanter e gire-o por alguns minutos, para que ele possa circular bem dentro do recipiente. Depois deixe descansando por mais alguns minutos e aproveite.

Daniel Perches é publicitário e blogueiro. Tem um programa chamado Desafio ao Vinho e uma feira de vinhos chamada Encontro de Vinhos. Já fez vários cursos como o curso básico da ABS, WSET e também o curso de Sommelier da FISAR.

Nenhum comentário: