sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Espumantes do começo ao fim

VINHO NA VEIA


Quem é que nunca viu aquela imagem do campeão da Fórmula 1 subindo no podium, pegando aquela garrafa enorme de champagne e chacoalhando pra cima dele e de todo mundo, em uma grande festa? E nas festas de final de ano, quando soam as doze badaladas, que atire a primeira rolha quem nunca estourou um espumante e deu uma de Ayrton Senna.

No Brasil temos uma associação muito forte da imagem dos espumantes (e Champagnes) com momentos de comemoração. E não está errado. Esses vinhos borbulhantes combinam sim, e muito bem, com uma boa comemoração, apesar de não ser muito recomendado ficar fazendo chuva de espumante por aí.

Mas não é só na comemoração que os espumantes são bons companheiros. Eles podem fazer parte de todos as harmonizações da refeição, justamente pela sua versatilidade de compatibilização com os alimentos.
Um espumante leve e com bastante aroma de frutas e flores, como os Cremant d'Alsace são uma boa pedida para receber os convidados e servir junto com canapés, patês, pães e salgadinhos. 

Depois de todos estarem prontos para começar a refeição, você pode partir para um Brut um pouco mais encorpado que possa acompanhar a salada, que eventualmente tenha frutos do mar. Que tal um Champagne mais leve? Provavelmente vai combinar muito bem com camarões grelhados, lulas e polvos, por exemplo.

E quando chegar a vez do prato principal é a hora de colocar na mesa aquele seu espumante Rosé, que por ter um pouco mais de taninos e corpo, vai seguramente bem com uma carne bovina, suína ou até mesmo um Cassoulet, por que não?

Depois de toda essa festa e de pensar que a versatilidade dos espumantes acabou, vem a sobremesa. E para isso, é claro que há um tipo para harmonizar. Os espumantes doces, como os feitos com a uva Moscatel, vão muito bem com sorvetes, saladas de frutas ou até mesmo com uma combinação simples e muito saborosa: com a própria uva moscatel, que você pode encontrar em feiras.

Deu para ter uma idéia de quanta coisa dá para harmonizar com eles? Então agora é só preparar aquela sua reunião com os amigos, encher a adega e aproveitar. Se tiver algo para comemorar, melhor ainda. Senão a amizade já é um ótimo motivo.

Saúde

Daniel Perches é publicitário e blogueiro. Tem um programa chamado Desafio ao Vinho e uma feira de vinhos chamada Encontro de Vinhos. Já fez vários cursos como o curso básico da ABS, WSET e também o curso de Sommelier da FISAR.


Nenhum comentário: